14/2/2023
Falamos bastante do impacto da proteção de marca nas campanhas de branding e na performance da sua marca no buscador do Google. Porém, essa estratégia não afeta apenas esse tipo de campanha e não aumenta a performance apenas das campanhas de busca.
Por isso, te mostraremos hoje que cuidar do termo da sua marca traz benefícios para diversos pontos da jornada de compra do consumidor e impacta positivamente outras campanhas que você realiza.
Mapear processos é algo extremamente importante para elaborar estratégias assertivas. Se no começo do marketing digital nós podíamos definir quais eram os passos do consumidor, hoje nós sabemos que existem tendências, mas a principal certeza é que a jornada quase nunca será linear.
Entre ser impacto nas redes sociais, demonstrar interesse, criar relacionamento, confiar na marca e efetuar a compra, o consumidor se aproxima ou se afasta da jornada de compra, demonstrando interesse de acordo com suas necessidades e com as oportunidades que são oferecidas pelas empresas.
Não por acaso, falamos tanto de remarketing, proteção de marca e imagem, reputação e destacamos a importância da experiência e da fidelização do cliente. Sabemos que 70% dos consumidores iniciam a sua jornada de compra no Google, mas já trouxemos estudos como o Trends E-commerce 2023 que mostra como as redes sociais são vitrines para o seu negócio.
Sendo assim, não importa onde o seu consumidor pesquise pela sua marca, ela deve estar protegida e esse cliente em potencial deve encontrar o seu site.
O monitoramento realizado pela tecnologia BrandMonitor pesquisa a sua marca no maior bsucador da internet, mas os resultados podem ir além do óbvio e por isso é necessário uma análise do que é encontrado.
Apesar da nossa simulação acontecer no buscador, nós sabemos que muitas campanhas que acabam sendo ativadas são campanhas automatizadas, ou campanhas de Performance Max. Essas são preferidas pelos times de mídias porque é possível fazer o espelhamento das configurações e usar os dados que são obtidos em uma plataforma nas demais.
Na prática, estamos falando que apesar de olhar diretamente para o buscador, um agressor que compra seus termos no leilão do search pode também estar aparecendo atrelado a sua marca em uma plataforma de vídeos, como o Youtube.
E não somente isso. Já falamos aqui sobre como a localização impacta na proteção de marca. Possuir agressores regionais, ou seja, que são mais agressivos em determinadas regiões e se sobressaem a sua marca nessas localizações, faz com que a sua campanha em aplicativos de mapas, como o Google Maps, também seja impactada.
As campanhas de remarketing são essenciais pensando nessa jornada de compra não linear. E-mail marketing, cupons de desconto para finalizar a compra ou lembrança sobre os produtos deixados no carrinho são essenciais para fazer com que esse lead complete a jornada.
Se você quiser saber mais sobre as campanhas de remarketing, recomendamos um post completo feito pela Agência Mestre. Saiba mais, clicando aqui.
Configurações e estratégias de mídias a parte, que deixamos para as agências digitais, do nosso lado fica a importância de fazer com que esse lead que já está interessado no seu produto busque pela sua marca e encontre apenas o seu site.
Segundo o estudo “The State of Martech 2022”, realizado pela Clevertouch, 69% dos profissionais de marketing pretendem contar com parcerias com as plataformas de martech em 2023.
Isso porque as estratégias dos times de mídias podem performar ainda mais quando os profissionais podem contar com tecnologia e com dados. Por isso que, além das análises estratégicas e das reuniões periódicas, fazemos questão de enviar relatórios diários para nossos clientes.
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