Trends 2023: Insights da proteção de marca para o e-commerce

18/1/2023

No final do ano passado, a Opinion Box e a Octadesk realizaram uma pesquisa exclusiva que mostra quais os retratos dos consumidores brasileiros. Com base nos resultados obtidos, o estudo apresenta as perspectivas e as tendências do mercado virtual para 2023.

O Ecommerce Trends 2023 é um importante estudo para o desenho das estratégias deste ano e, pensando nisso, unimos os resultados do relatório à expertise do nosso time, para apresentar os insights para o e-commerce com base na proteção de marca.

Lembrando que, para o estudo, foram entrevistados 2064 consumidores, entre outubro e novembro de 2022.
Para acessar o estudo completo, acesse o link ao final do artigo.

45% dos consumidores escolhem lojas ou sites que já compraram anteriormente

Além de elencar alguns fatores que são importantes para que o consumidor tome a decisão de realizar uma compra virtual, o estudo apresenta alguns pontos que são levados em consideração no momento de escolha da loja virtual em que a compra será realizada.

Fonte: Ecommerce Trends 2023

Esses dados em específico nos levam a dois passos importantes.

Primeiro, é importante olhar para as questões comerciais e de atendimento que fazem com que o consumidor escolha a sua loja como canal de compra.

Pensando nas vantagens financeiras, recomendamos que você dê uma olhada em estratégias que possibilitam economia no frete, como o cross-selling, além de pensar em formas de fornecer cupons de descontos que incentivem a compra, principalmente quando o consumidor mostrar interesse nos produtos ou serviços, ou seja, quando ele marcar um item como favorito ou adicioná-lo no carrinho de compras.

Para a experiência do usuário, pensar em como utilizar canais de atendimento rápidos e eficazes, como o WhatsApp, deve ser uma das suas principais tarefas neste ano.

Porém, também precisamos pensar que parte desses dados nos mostram que o consumidor tende a comprar em marcas ou lojas em que já realizou compras anteriores. Essa é uma informação importante que deve ser aproveitada, afinal, em uma época em que o custo por lead tem sido cada vez mais alto, garantir que esse cliente se consolide é extremamente importante.

Os dados acima mostram que o cuidado com a sua imagem e com a reputação da sua marca fazem com que esse consumidor volte a realizar a compra em sua loja. Além disso, se estamos falando de uma compra que é motivada pelo cashback, site conhecido ou marca específica, a busca direta pelas suas palavras de branded e termos institucionais também cresce.

Redes sociais são vitrines perfeitas, mas ainda não são vistas como canais de compra

Ainda pensando nos canais que são efetivamente utilizados para a compra, apesar da evolução e desenvolvimento das opções de lojas nas redes sociais, essas ainda são vistas pelos consumidores como ótimas vitrines, mas não como a principal plataforma para compras.

Fonte: Ecommerce Trends 2023

Apesar disso, entre os que já realizaram uma compra diretamente nas redes sociais, 73% a fizeram pelo Instagram, um número muito acima do Facebook, que ficou em segundo com 37%.

Marketplaces e lojas virtuais atingem a mesma porcentagem de público

Os dois principais canais de compra para os consumidores são os sites e lojas das marcas e os marketplaces. Ambos ficaram na primeira posição, sendo utilizados por 76% do público interessado.

Em estudo apresentado anteriormente, a BrandMonitor trouxe alguns dados importantes sobre as lojas parceiras e marketplaces:

"Levando em consideração o nível de agressividade, fizemos um rankeamento dos 10 principais ofensores monitorados pela BrandMonitor: 9 dentre esses 10 são marketplaces. O único ofensor que não é um marketplace é uma instituição bancária."

Sendo assim, é evidente a importância dos marketplaces para as estratégias do e-commerce em 2023, até porque, os fatores decisivos na conversão, como condições de pagamento e frete são oferecidas de forma mais flexíveis por esses grande sites, porém, é importante que a sua marca também busque ficar em evidência, sendo o principal canal de fidelização do seu cliente.

Fonte: Ecommerce Trends 2023

A grande maioria realiza as compras através de dispositivos móveis

73% realiza as compras através de celular ou smartphone, enquanto apenas 27% realizam por computador ou notebook.

A importância de possuir um site responsivo é inquestionável e diferentes plataformas se preocupam em garantir que você chegue ao consumidor, independente do dispositivo pelo qual ele visualize o seu site.

Após garantir uma navegação eficiente ao seu cliente, é importante que você tenha acesso a relatórios que levem em consideração a sua performance pelos dois aplicativos.

Por exemplo, quando pensamos nas ocorrências de anúncios de concorrentes para as palavras-chave institucionais das marcas monitoradas pela BrandMonitor, o número de ocorrências para as simulações que levam em conta dispositivos IOs e Android é maior do que o número para desktops.

Quase 90% já deixou de realizar uma compra por medo de fraudes

Um último insight importante é o medo de fraudes. 87% dos consumidores já deixaram de finalizar uma compra por pensarem se tratar de um golpe. O medo e a desconfiança fazem com que o consumidor não finalize a compra, mesmo que tenha interesse no produto ou serviço. Um dado importante é que 64% sentem que o número de fraudes no e-commerce vem aumentando.

Pensando na proteção de marcas, já apresentamos alguns pontos sobre as fraudes em anúncios e esse tem sido um dos principais trabalhos da BrandMonitor: localizar esses anúncios fakes, analisar os casos suspeitos com agilidade e fornecer o máximo de informações para que nossos clientes possam lidar com esses casos em específico.

Trends 2023: a proteção de marca é um dos caminhos

O e-commerce tem movimentado o mercado brasileiro e o próprio E-commerce trends 2023 apresentou isso, mostrando que 7 em cada 10 consumidores disseram que a frequência de compras online aumentou no último ano.

Aqueles que pensaram que o aquecimento do e-commerce iria diminuir com a retomada das atividades presenciais, encaram hoje uma realidade que integra o físico ao virtual e propõe experiências imersivas nas duas configurações.

Além disso, essa integração trouxe uma jornada de compra totalmente nova, cada vez menos linear, fazendo com que os e-commerces tenham que fortalecer suas marcas, garantindo que o cliente chegue aos seus canais quando desejar finalizar a compra.

Por fim, recomendamos a leitura de todo o estudo. Você pode acessá-lo de forma gratuita no site da OpinionBox: Tendências do E-commerce

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