SobreCasesClientesBlogeBookFoi notificado?Contrate
Whatsapp
whatsapp
Contrate agora
Arrow

Trademark: primeiro passo da proteção de marca

8/12/2022

Trademark: primeiro passo da proteção de marca

‍

O que é o formulário de Trademark e como ele funciona?

‍

As campanhas de Google Ads são responsabilidade das empresas anunciantes e o Google afirma desde sempre que, em caso de conflitos, não realiza as tratativas com terceiros e que essas devem ser feitas de forma independente pelas empresas. Porém, uma solução que a ferramenta oferece é o formulário de Reclamação de Marca Registrada, conhecido como Formulário de Trademark.

Com esse formulário, o Google se compromete a analisar campanhas no Google Ads que utilizem da sua marca na chamada do site ou na descrição do anúncio.

‍

Página inicial - Formulário Google

‍

Passo a passo: como realizar a solicitação?

‍

Apesar de ser uma ação bem inicial e não impossibilitar a compra das suas palavras-chave e, consequentemente, o desvio dos seus melhores clientes, o formulário é um passo inicial e uma forma de começar a se proteger no maior buscador online.

‍

Vamos ao passo a passo:

‍

  • Quem pode preencher o formulário?

O formulário pode ser preenchido pelo proprietário da marca, por um advogado que representa a marca, por um membro do conselho jurídico ou por outra pessoa que não se encaixe nessas categorias, mas que tenha uma autorização assinada em nome do proprietário da marca.

  • Quais informações eu preciso?

Você pode realizar esse procedimento para mais de uma marca ao mesmo tempo, desde que tenha o nome de cada uma, o país e o número de registro dessas marcas.

‍

Segunda página - Formulário Google

‍

  • Preciso ter provas de que o uso indevido acontece? 

Depende. Caso você queira registrar uma denúncia específica, você precisa da URL visível do anúncio, do domínio do Google, do texto do anúncio que usa a sua marca e da URL de rastreamento. Por isso que no monitoramento com a BrandMonitor, além de encontrar as ocorrências, nós fornecemos as evidências encontradas, como no exemplo abaixo. 

‍

Exemplo de evidência enviada pela BrandMonitor

‍

Porém, também é possível fazer o pedido de forma abrangente, aplicando a todos os anunciantes. Dessa forma, o Google se compromete a inviabilizar futuros anúncios e monitorar os que já estiverem acontecendo. Nesses casos é necessário fornecer o contato das entidades autorizadas (e-mail de login, URL visível e ID de cliente no Google Ads), domínio do Google, texto do anúncio e URL de rastreamento. Em casos em que há mais de 10 entidades autorizadas, você pode anexar um arquivo que lista todas elas.

‍

Formulário - Google

‍

Depois, você pode fazer qualquer esclarecimento e declarações legais, e é nessa etapa que você deve apresentar a autorização, por exemplo, caso não seja o proprietário da marca. Por fim, você declara que todas as informações fornecidas são verdadeiras e aguarda.

O Google entrará em contato com os contatos fornecidos no início do formulário, com atualizações sobre o caso. Inclusive, se você possui um gerente de contas do Google, você pode pedir ajuda para preencher o formulário ou pedir que ele acompanhe a sua solicitação.

Porém, mais uma vez, é importante lembrar que a ferramenta não se compromete em mediar a situação entre terceiros. Ou seja, caso você tenha identificado um player que vem fazendo uso da sua marca, apesar de o formulário ser uma ação cabível, esse concorrente pode continuar aparecendo em cima dos seus anúncios, para seus melhores clientes, através da compra das suas palavras-chave.

Para realizar a tratativa nesses casos e possuir uma visão ampla e estratégica sobre a proteção da sua marca no Google, você precisará contar com uma tecnologia pensada para esse fim e um time especialista em proteção de marca.

Veja também

Uma melhor experiência na análise de sua campanha

21/6/2024

Estamos animados em compartilhar com vocês as incríveis novidades da nossa plataforma! Sabemos o quanto vocês valorizam informações precisas e ferramentas eficientes, e é por isso que trabalhamos arduamente para trazer melhorias que vão transformar a sua experiência com a Branddi.

Veja mais >

Sites falsos em alta: Os riscos da sua marca na mão de fraudadores

22/3/2024

Descubra tudo sobre sites falsos: Como os criminosos atuam, riscos de um site falso da sua marca e como combater essa prática. Exemplos reais mostram como empresas como Polishop, World Tennis e Pé de Algodão superaram esses desafios com a ajuda da BrandMonitor. Mantenha sua reputação segura e impulsione seus resultados!

Veja mais >

Dia Internacional da Internet Segura: Desafios e riscos no ambiente digital

7/2/2024

Há 20 anos o Dia da Internet Segura foi criado com o propósito de aumentar a conscientização sobre os riscos nos ambientes digitais, e vem ganhando cada vez mais relevância com o avanço da tecnologia e evolução das fraudes online. Conheça os principais perigos na internet e saiba como proteger o seu negócio de golpes.

Veja mais >
facebooktwitterinstagramlinkedin
BrandMonitorTermos & CondiçõesFale Conoscocontato@brandmonitor.com.br
Brandmonitor Servicos Online LTDA - 48.086.255/0001-45   -  Avenida Yojiro Takaoka 4.384  Alphaville Santana de Parnaíba SP
facebooktwitterinstagramlinkedin
Whatsapp
whatsapp