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Tendências de marketing 2023: insights da proteção de marca

20/3/2023

Tendências de marketing 2023: insights da proteção de marca

Já falamos aqui sobre a relação entre a proteção de marca e as tendências para o e-commerce em 2023. Dessa vez, nosso objetivo é olhar através da proteção de marca para as Tendências do Marketing Digital*: uma pesquisa divulgada pela Conversion em parceria com a Leap KPMG.

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Investimento, performance e eficiência: o que ainda podemos esperar de 2023

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Apesar do cenário que estamos observando, que tem sido permeado por layoffs e empresas com receitas negativas, os profissionais mostram que o único caminho para mudar essa situação no futuro são os investimentos planejados.

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66,2% dos profissionais visam aumentar o investimento em marketing e se olharmos para as estratégias que são focos desse investimento temos que:

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  • 53,4% pretende aumentar o investimento em marketing de conteúdo;
  • 51,9% irão investir em SEO;
  • 49,1% investirão em mídia paga
  • Entre outros investimentos, 10,1% aumentarão o investimento em afiliados.

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Esses pontos mostram como o investimento no setor de marketing digital se volta para a consolidação das marcas. Se as recentes situações podem deixar uma lição é a de que investimentos a longo prazo podem não gerar resultados instantâneos, mas geram resultados sólidos que auxiliam no crescimento e desenvolvimento das empresas.

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Apesar de muitos entenderem a mídia paga como um investimento mais momentâneo, como empresa que atua diretamente com esse tipo de campanha, temos visto uma mudança no pensamento das empresas. Criar um público engajado e consolidado também através da mídia paga é possível e necessário. Investir em ferramentas que melhoram performances a longo prazo tem sido uma tendência cada vez maior no marketing digital.

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Desafios deste ano: leads qualificados, tráfego orgânico e uso de dados

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Pensando nos maiores desafios do marketing destacamos entre os pontos apresentados, os seguintes:

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  • 60,5% afirmam que gerar leads qualificados é um desafio;
  • 46,6% citam o tráfego orgânico;
  • 39,3% citam o desafio de criar uma estratégia baseada em dados;
  • 19,4% falam sobre a dificuldade de medir o ROI das ações;
  • 18,1% também lembram da concorrência como um desafio atual.

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Unindo os investimentos planejados com os desafios, reforçamos a importância dos investimentos a longo prazo.

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Além disso, é importante investir em estratégias que utilizem dados e possuam ROI calculável. Com a era dos multicanais e uma jornada de compra cada vez mais diversa, é claro que as ações impactam o consumidor de diferentes formas, porém o objetivo da ferramenta deve ser claro e seu retorno precisa ser visível.

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A proteção de marca tem se apresentado como uma importante solução porque usa dados reais e apresenta relatórios que podem ser cruzados com os dados que as marcas possuem. Os times de mídia conseguem visualizar a melhora de suas campanhas nitidamente, quando comparam a evolução de suas métricas em comparação ao início das parcerias.

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Mesmo com novos canais surgindo, Google e Instagram ainda são os preferidos pelas marcas


Novas redes sociais, formatos de conteúdo e o metaverso tentando ganhar o seu espaço: a inovação é bem-vinda, mas o simples continua sendo a prioridade: 88,9% das marcas estão no Instagram, seguido pelo Google, que abriga 86,7%.

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No último estudo que analisamos, o Trends Ecommerce 2023, vimos que as redes sociais podem ser consideradas as grandes vitrines para os consumidores, e mesmo as empresas que não são do segmento parecem entender da mesma forma.

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No entanto, quando pensamos em canais que as marcas desejam aumentar a sua presença,  o Google é a ferramenta citada por mais da metade dos entrevistados. Inclusive, é importante observar o segundo colocado: 45,6% das marcas pretendem estar mais no Youtube. Essa já era uma percepção que tínhamos quando levávamos como base a intenção das marcas que contam e buscam soluções que impactam as campanhas. Inclusive, já apresentamos os diferentes canais impactados pela proteção de marca. Já que essa é uma solução que lida diretamente com as campanhas feitas no Google Ads, não apenas as buscas são impulsionadas, mas também o Youtube, o Maps, o Gmail, enfim, os diferentes canais que utilizam do bidding como estratégia.

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Resultados mensuráveis e visíveis: 56,2% afirma que a mídia paga gera mais resultados.

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Por fim, se pensarmos na busca por estratégias que utilizam dados, possuem ROI calculável e entregam leads qualificados, a mídia paga é a que preenche todos os requisitos, e é a mais citada como rentável pelos entrevistados.

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Inclusive, 33,8% reconhecem o desafio de reduzir custos de mídia paga. Para isso, outros estudos apontam a importância de se investir em martechs e empresas que impulsionam campanhas e melhoram as performances. Se você quiser saber mais sobre as oportunidades que a proteção de marca, uma das principais estratégias nesse quesito, confira o Guia de Proteção de Marca elaborado pela BrandMonitor, plataforma especializada no assunto.  

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*A pesquisa ouviu quase 400 profissionais de marketing, possui 95% de confiança e foi realizada pela Conversion em parceria com a Leap KPMG. Para conferir o estudo completo, clique aqui.

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