1/9/2023
Selos de verificação nas redes sociais têm se proliferado. Não é por acaso: o ambiente digital ainda é muito propício para fraudes e informações enganosas. Por isso, é importante saber como eles funcionam e proteger a sua marca na internet.
Twitter, Instagram, TikTok e até plataformas como Gmail e Google Ads já oferecem o seu selo de verificação. Cada canal tem as suas regras para conceder a autenticação, mas um ponto em comum é a verificação de dados para atestar a veracidade daquela conta. Com isso, o perfil ganha mais proteção, reconhecimento e credibilidade nas plataformas digitais.
Neste artigo, vamos entender melhor como funcionam os selos de verificação e por que eles são importantes para proteger a sua marca na internet. Acompanhe!
Selo de verificação é uma identificação visual que algumas plataformas oferecem para confirmar a autenticidade de um perfil digital.
Geralmente o selo está localizado ao lado do nome do perfil, com um símbolo e uma cor de destaque (azul, na maioria das vezes), para que os usuários identifiquem facilmente. Esse reconhecimento é concedido a partir de algumas regras, que incluem a verificação dos dados da conta e, em alguns casos, o pagamento de uma assinatura.
Os selos de verificação servem para comprovar que aquele perfil realmente pertence à pessoa ou à marca que ele representa. Dessa forma, eles informam a autenticidade da conta e transmitem credibilidade do perfil para os usuários.
O uso desse recurso pelas redes sociais e outros serviços digitais tem o objetivo de evitar que nomes sejam usados indevidamente e, assim, aumentar a segurança para os usuários.
Anteriormente, os selos eram usados para reconhecer a veracidade de contas de celebridades, figuras públicas, grandes marcas ou pessoas e empresas bastante conhecidas. Assim, eles transmitiam também certo status social. Mas hoje muitas plataformas atestam a veracidade de qualquer conta, mesmo sem notoriedade pública, desde que comprove seus dados.
Para as empresas, os selos de verificação ajudam também a proteger a marca, de maneira que outros negócios não utilizem o seu nome sem autorização. Se um concorrente quiser se passar pela sua empresa, por exemplo, o selo ajuda a evitar que isso aconteça, já que apenas os seus conteúdos e anúncios teriam a verificação da plataforma.
Quais são os principais selos de verificação na internet?
Existem diversos selos de verificação na internet, não apenas nas redes sociais, mas também em serviços de e-mail e publicidade. Vamos conhecer agora alguns deles.
Instagram e Facebook foram plataformas pioneiras nos selos de verificação e ajudaram a consolidar essa prática na internet. Para os usuários, ter um selo de verificação no Facebook ou no Instagram era sinal de status social.
Atualmente, porém, as plataformas lançaram uma assinatura chamada de Meta Verified, que custa R$ 55 por mês para cada rede social. O plano oferece o selo de verificação, que confirma que a pessoa é quem diz ser, além de benefícios como proteção contra perfis falsos, suporte técnico com pessoas reais e recursos exclusivos de conteúdo (como figurinhas no Instagram).
Por enquanto, apenas pessoas podem solicitar o selo de verificação. Mas, em breve, marcas e contas de negócios devem poder solicitá-lo. Para quem já tinha feito a verificação anteriormente, o selo continua valendo e segue gratuito.
O selo de verificação do Twitter foi parte da polêmica que envolveu a rede social nos últimos tempos. A partir da aquisição da plataforma por Elon Musk, o selo passou a ser cobrado, indicando que a conta tem uma assinatura ativa do Twitter Blue e cumpre seus critérios de elegibilidade.
Antes, o selo azul do Twitter era usado para indicar contas autênticas, notáveis e ativas de interesse público. As contas que já tinham sido verificadas antes das mudanças seguiram com o selo — apesar de que o Twitter retirou o símbolo de muitas contas repentinamente e, depois, voltou atrás...
O selo de verificação do TikTok, ao lado do nome do perfil, significa que a plataforma confirmou que a conta pertence mesmo à pessoa ou marca que representa. Dessa maneira, os usuários podem saber que estão seguindo uma conta autêntica, não um perfil fake ou criado por um fã.
A verificação pode ser solicitada por indivíduos, organizações sem fins lucrativos, instituições, empresas ou páginas oficiais de marcas. Para conceder o selo, o TikTok exige que a conta seja ativa, autêntica, completa, notável e segura — a plataforma não considera o número de seguidores para essa avaliação.
O Gmail é mais um serviço digital que aderiu ao selo de verificação. Em maio de 2023, o Google anunciou o uso do selo azul para remetentes legítimos, de maneira que os usuários possam identificar fraudes e spam e, assim, aumentar a segurança da plataforma.
Para fazer a autenticação no Gmail, as contas devem aderir antes ao BIMI (Indicadores de Marca para Identificação de Mensagens), que confirma a propriedade da marca que está sendo exibida no e-mail.
Nos anúncios de links patrocinados do Google, o selo de verificação também começou a ser aplicado. A função do selo é identificar anunciantes verificados, a fim de aumentar a segurança da plataforma de publicidade e mostrar aos usuários que podem confiar naquela empresa.
No Google Ads, o selo de verificação fica ao lado do nome da página no anúncio e, ao clicar nele, o usuário pode ver mais informações, como o nome da empresa e sua localização.
Embora o Programa de Verificação do Anunciante do Google Ads já exista desde 2020, a fim de verificar a autenticidade dos anunciantes, o selo de verificação na plataforma ainda está em testes.
Utilizar selos de verificação nas plataformas digitais é uma forma de proteger a sua marca. Eles ajudam a evitar que outras empresas ou pessoas utilizem o seu nome para enganar os usuários, cometer fraudes ou praticar concorrência desleal.
Quando você utiliza um selo de verificação, o usuário que consome seus conteúdos ou clica nos seus anúncios sabe que está interagindo com a sua marca. É uma forma de aumentar a confiança no seu negócio e fortalecer o relacionamento com os clientes no ambiente digital.
Essa é apenas uma das maneiras de começar a proteger a sua marca na internet. Na BrandMonitor, trabalhamos com o monitoramento em plataformas de publicidade para identificar concorrentes desleais, tentativas de fraudes e outros possíveis agressores à sua marca.
A história da TopInvest demonstra como uma presença digital sólida pode atrair a atenção indesejada de perfis falsos e golpistas nas redes sociais. O desafio enfrentado pela marca era monitorar e diagnosticar sua imagem em cada plataforma. Logo no primeiro dia de monitoramento, identificamos um perfil suspeito com uma grande base de seguidores e interações com milhares de perfis de clientes. Agindo com rapidez e eficiência, a equipe da BrandMonitor relatou o perfil suspeito para a TopInvest e coletou todas as provas necessárias para embasar as ações.
Nesse contexto, os selos de verificação nas redes sociais ganham destaque como uma importante medida de proteção de marca. A obtenção de selos de verificação autentica a identidade da empresa e contribui para a confiança do público. Além disso, os selos dificultam a criação de perfis falsos que poderiam explorar a reputação da marca e enganar os seguidores. A efetividade de takedown de perfis fakes que a BrandMonitor tem, com um impressionante histórico de 95% de sucesso em derrubar perfis falsos para seus clientes, é notável. A atuação da equipe no caso da TopInvest, resultando na eliminação do perfil suspeito em menos de 3 dias, destaca a dedicação da equipe em proteger a reputação e segurança das marcas online.
Em um cenário onde as redes sociais desempenham um papel crucial na interação com o público e construção de marca, é vital que empresas como a TopInvest estejam cientes dos riscos associados a perfis falsos e contem com a atuação de parceiros como a BrandMonitor para garantir uma presença online segura e autêntica. A proteção da reputação da marca é um ativo valioso e, com os selos de verificação e uma equipe especializada em combater perfis falsos, as empresas podem fortalecer sua imagem e construir uma relação de confiança duradoura com seu público.
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