12/12/2022
Após a Black Friday, o clima da Copa e da chegada do Natal continuam aquecendo o mercado. Essa movimentação acontece não só do ponto de vista da concorrência, mas também, do aumento do número de fraudes e golpes que são aplicados nos consumidores.
Para mostrarmos de forma mais palpável esse cenário, trouxemos alguns dados do Mapa da Fraude no Brasil, divulgado em novembro de 2021, pelo Serasa Premium, tratando sobre a Black Friday. Entre os entrevistados pela pesquisa:
Para além das empresas fictícias que são ‘criadas’ nesse período, alguns golpes são aplicados usando os nomes de marcas já consolidadas no mercado. Nesses casos, durante a trajetória de compra do cliente, golpistas atraem o consumidor, o desviando dos canais oficiais e o levando a sites falsos ou a troca de mensagens com os próprios fraudadores. Utilizando da reputação da empresa e da confiança que a pessoa tem nas marcas, os golpes conseguem ser de valores mais expressivos e a quantidade de vítimas também aumenta.
Trouxemos 3 exemplos de fraudes que foram identificadas pela BrandMonitor, que exemplificam como funciona esse tipo de ação:
O ponto em comum entre esses três casos é que a BrandMonitor localizou esses fraudadores graças ao monitoramento de palavras-chave e a tratativa realizada pelo nosso time com os agressores.
Segundo o Statcounter Global Stats, pouco mais de 92% das pesquisas realizadas na internet são feitas através do Google. Não é por acaso, então, que as campanhas no Google Ads são usadas como as grandes iscas desses golpes.
Nos três casos que mencionamos, e em tantos outros que estamos observando, os sites não eram apenas colocados no ar, mas era realizada uma campanha de tráfego pago em cima das palavras-chave institucionais das marcas para que o consumidor fosse direcionado para os sites fakes.
A identificação dos fraudadores aconteceu porque a BrandMonitor é uma plataforma de monitoramento e proteção de marca, que realiza buscas estratégicas das marcas de seus clientes no Google. Já que não só monitoramos, mas também analisamos de forma estratégica as campanhas encontradas utilizando as palavras-chave, além de encontrar casos de concorrência desleal, identificamos casos de ad fraud.
Ao contar com a plataforma BrandMonitor, além do monitoramento realizado por uma tecnologia exclusiva, você conta com o nosso time de Brand Strategy, responsável por analisar os agressores e realizar a mediação para que os ofensores parem de agredir a sua marca.
Essa mediação é realizada de forma cordial, buscando uma regulamentação de mercado, mostrando como que a concorrência desleal é negativa para todas as empresas envolvidas. Porém, além desses casos, encontramos parceiros comprando termos institucionais, afiliados cometendo arbitragens e fraudes.
Além da diminuição de CPC, aumento de cliques e de vendas no Google, a proteção de marca elimina fraudadores, evita que você pague comissão indevida e, ainda, realiza a regulamentação com os seus parceiros, para que eles não inflacionem o seu CPC, garantindo que essa parceria te traga novos clientes.
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