O impacto dos perfis falsos para a reputação da marca

16/8/2023

O impacto dos perfis falsos nas redes sociais para a reputação da marca

As redes sociais são fundamentais para a comunicação das marcas. No entanto, elas também podem ser um ambiente bastante sombrio. Nessas plataformas, criminosos encontram facilidade para criar perfis falsos e se fazer passar por outras pessoas e empresas.

Esse golpe, bastante comum nos últimos tempos, traz inúmeros prejuízos para a segurança na web. Enquanto os usuários são induzidos ao erro e transferem dinheiro aos golpistas, as empresas também sofrem com prejuízos para as suas finanças e para a reputação da marca.

Neste artigo, vamos analisar melhor como ocorrem essas fraudes com perfis falsos e por que elas podem ser extremamente prejudiciais à reputação da marca. Siga conosco para entender tudo!

Que tipos de fraudes ocorrem com perfis falsos de marcas?

A prática é bastante comum na internet: golpistas criam um perfil falso de uma marca nas redes sociais, com fotos e conteúdos copiados do perfil original, fazendo se passar por ela para tirar dinheiro dos usuários. É mais comum ainda acontecer com restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos físicos, sempre com ofertas e promoções imperdíveis.

Os usuários, que acreditam estar interagindo com o perfil verdadeiro da empresa, são levados ao erro e acabam pagando por um produto ou serviço que jamais vão receber. Os golpistas podem fazer toda a negociação na própria rede social ou levar os usuários até um site externo, também enganoso. É assim, portanto, que as pessoas caem no golpe.

Um caso de golpe com perfil fake envolveu a marca Tramontina. Em 2020, golpistas utilizavam o nome da marca para informar, em uma página no Facebook, que a empresa estava dando brindes para quem comentasse em um post. O golpe consistia em embolsar o valor do envio dos brindes, que nunca existiram.

Naquela ocasião, a própria Tramontina fez um comunicado nas redes sociais relatando o golpe e orientando os usuários a se informarem pelos canais oficiais da marca.

Em outras situações, a intenção é captar dados dos usuários para aplicar outros golpes, como emitir boletos enganosos e clonar redes sociais.

Muitos casos aconteceram assim: o golpista cria o perfil falso da empresa e envia uma mensagem sobre uma promoção aos usuários, que informam seus dados acreditando que vão ganhar algo. O perfil fake também pede aos usuários a confirmação de um código, enviado à vítima por e-mail ou SMS, que libera o golpista para hackear contas de redes sociais.

Esses são apenas alguns exemplos de golpes que costumam acontecer com perfis falsos nas redes sociais. Mas é importante sempre se manter em alerta, pois a criatividade dos golpistas pode levar a novos tipos de ações.

Quais as principais características de fraudes com perfis falsos de marcas?

Fraudadores aproveitam as brechas das redes sociais para praticar crimes e utilizam alguns artifícios comuns para esse tipo de prática. Vamos ver agora quais são as principais características que você pode observar nos golpes com perfis falsos:

  • Cobram valores muito abaixo do mercado ou divulgam ofertas e promoções exageradas;
  • Criam perfis nas redes sociais com uma pequena variação no link da conta, como um ponto ou uma letra a mais (ex.: instagram.com/restaurantee, em vez de instagram.com/restaurante);
  • Os perfis geralmente têm poucos seguidores ou foram criados há pouco tempo;
  • Pedem pagamentos por transferência ou PIX, em nome de uma pessoa física, sem intermediadores de pagamento;
  • Em alguns casos, cobram o pagamento em bitcoins ou outras moedas virtuais, para não deixar rastros da transação;
  • Cometem erros de português ou escrevem frases sem sentido, pois muitas vezes são golpistas do exterior que utilizam tradutores;
  • Pedem a confirmação de um código que é enviado por e-mail ou SMS para a vítima (e que jamais deve ser informado a terceiros);

Se você, como empresa ou como consumidor, se deparar com essas características, acenda o alerta. Provavelmente está ocorrendo algum tipo de golpe.

Como perfis falsos podem prejudicar a reputação da marca?

Quem cai em golpes de perfis falsos de marcas é vítima de crimes cibernéticos, que podem ser classificados como falsa identidade e estelionato.

Nesses casos, os usuários podem ser induzidos ao erro por entenderem que estão falando com a marca real, enquanto há golpistas por trás daquele perfis. Com isso, eles podem transferir valores aos fraudadores e perder dinheiro, ou ainda informar dados que os deixam vulneráveis a outros crimes.

Os fraudadores miram nos usuários para tirar dinheiro deles. Porém, a sua marca também é vítima nesse tipo de situação. Embora o objetivo não seja roubar ou extorquir dinheiro da sua empresa, você pode sofrer grandes prejuízos na reputação da marca, além de perder potenciais clientes e vendas.

Entenda que os consumidores que são vítimas dos fraudadores são induzidos ao erro. Eles fizeram uma compra e só querem receber o produto, mesmo depois de saber que sofreram um golpe.

Por isso, a empresa pode receber inúmeras reclamações dos consumidores, inconformados com a situação. Em sites como o Reclame Aqui, é bastante comum ver reclamações de consumidores relatando situações de fraude com perfis falsos, o que prejudica a imagem da marca na internet.

Dessa forma, mesmo que a sua empresa também seja também vítima do golpe, o golpe pode abalar a reputação da marca. Esses consumidores provavelmente não vão voltar a comprar da sua empresa e ainda podem disseminar a sua insatisfação entre seus conhecidos.

Como evitar fraudes com perfis falsos da sua marca?

Para evitar danos aos usuários e à reputação da sua marca, é importante ficar sempre de olho nas tentativas de golpe com perfis falsos.

Um dos passos para proteger a sua marca nas redes sociais é adotar o selo de verificação. Instagram, Facebook, Twitter e TikTok são alguns exemplos de plataformas que fazem a verificação de dados para confirmar se a conta pertence mesmo a quem ela representa.

Além disso, você pode agir também para conscientizar os clientes da sua empresa. Oriente que nunca confiem em informações nem realizem transações que não sejam por meio dos canais oficiais da marca. Eles também não devem informar qualquer código a terceiros.

Outra medida importante é fazer um monitoramento ativo para identificar rapidamente quando um perfil falso da sua marca for criado. Quanto mais tempo esse perfil fake estiver ativo, mais vítimas pode fazer. Então, se você agir com rapidez para tirar do ar uma conta falsa, os danos são minimizados.

Na BrandMonitor, temos uma solução de monitoramento, identificação e eliminação de perfis falsos, com o objetivo de proteger marcas de golpes nas redes sociais. Depois de identificar o perfil fake, nossa equipe solicita às plataformas a remoção do conteúdo falso, sem danos para o seu negócio.

Lembre-se do que falamos neste artigo:
  • A presença dos perfis falsos em diversas redes sociais está cada dia mais comum e se tornou uma questão que requer mais atenção para as marcas;
  • Que esses perfis podem se passar pela sua marca e gerar um péssima reputação com seu público;
  • Que na BrandMonitor você encontra a solução de proteção da sua marca contra golpes de perfis falsos.

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