Blog

Proteção da jornada de compra: 80% dos clientes não é fiel as marcas

Publicado em

5/4/2023

O estudo Think Consumer Goods realizado pela Offerwise e divulgado pelo Google mostrou o que falamos há um tempo: o consumidor não é fiel às marcas. Apesar de alguns fatores fazerem com que a busca pelo seu site aconteça, a compra pode não ser finalizada se outras propostas forem feitas no caminho.

Apenas 19% dos consumidores indicaram consumir sempre as mesmas marcas

A jornada de compra do consumidor tem sido cada vez mais diversa e o cliente tem passado por diferentes fases antes de finalizar a compra. Esse tem sido um assunto cada vez mais falado, principalmente quando pensamos no crescimento das redes sociais como vitrines para as marcas.

Refletido nisso, 81% dos consumidores afirmam não serem fiéis às marcas. Ou seja, uma compra não representa um cliente fidelizado, do mesmo jeito que o cliente pesquisar pela sua marca no Google não significa que aquela venda será da sua empresa.

7% das pesquisas feitas no Google incluem o nome das marcas

O Google é o primeiro passo da jornada de compra de 70% dos brasileiros, e essas pesquisas determinam o interesse no produto ou serviço.

Porém, mais de 90% das pesquisas são de produtos genéricos e apenas 7% incluem o nome das empresas. Além disso, precisamos considerar que a empresa foi lembrada, mas pode não ser a escolhida devido a "infidelidade" do consumidor. Ou seja, é necessário cuidar de cada uma dessas pesquisas e captar cada um desses clientes.

O que te faz comprar se você não é fiel a marca? 37% cita preços e descontos, seguido de 21% que falam sobre valores pessoais

Durante a busca, ofertas e descontos aparecem como os fatores que mais determinam as marcas que serão as escolhidas pelo consumidor. Além disso, relembramos aqui os marketplaces que oferecem vantagens que podem ser decisivas no final da jornada do consumidor. Por isso, ter uma relação comercial positiva, mas estabelecer limites que ofereçam proteção para a sua loja virtual é tão importante.

Geração Z: empresas nativas digitais, ação consciente e alternativas

Por fim, a pesquisa fala muito também sobre a Geração Z, que é formada por nascidos depois de 1995.

A geração da internet leva ainda mais em consideração essa liberdade, é ainda mais desprendida de marcas específicas, além de ser a geração que acompanha a onda de empresas nativas digitais. Inclusive, muitas dessas marcas que já nasceram na internet são fundadas por influencers, que desempenham um papel importante na jornada de compra da maioria dos consumidores.

Além de ser a geração mais "desapegada", 10% dos entrevistados da Geração Z afirmam que não fazem questão de consumir de "marcas grandes" e 35% afirmam que criam conexões com as marcas que possuem mais propósito, que têm mais ação e menos discurso.

Para entender como a proteção de marca pode te auxiliar nesse cenário, confira os resultados que os clientes BrandMonitor tem alcançado e solicite um diagnóstico estratégico da sua marca.

Para conferir outros dados, confira a matéria completa na revista virtual Exame

Veja também

Sites falsos em alta: Os riscos da sua marca na mão de fraudadores

22/3/2024

Descubra tudo sobre sites falsos: Como os criminosos atuam, riscos de um site falso da sua marca e como combater essa prática. Exemplos reais mostram como empresas como Polishop, World Tennis e Pé de Algodão superaram esses desafios com a ajuda da BrandMonitor. Mantenha sua reputação segura e impulsione seus resultados!

Veja mais >

Dia Internacional da Internet Segura: Desafios e riscos no ambiente digital

7/2/2024

Há 20 anos o Dia da Internet Segura foi criado com o propósito de aumentar a conscientização sobre os riscos nos ambientes digitais, e vem ganhando cada vez mais relevância com o avanço da tecnologia e evolução das fraudes online. Conheça os principais perigos na internet e saiba como proteger o seu negócio de golpes.

Veja mais >

Black Friday 2023 e a importância da proteção de marca online

1/11/2023

Com a data cada vez mais consolidada no calendário do comércio brasileiro, a Black Friday desse ano promete ser mais uma grande oportunidade para empresas e consumidores aproveitarem os descontos e promoções em diversos segmentos. Porém, junto com essa chance de negócio surgem os riscos para a sua marca online.

Veja mais >