Estudo revela que Dia do Consumidor é a segunda data mais atrativa para fraudes

10/3/2023

Estudo revela que Dia do Consumidor é a segunda data mais atrativa para fraudes

Estudo revela que Dia do Consumidor é a segunda data mais atrativa para fraudes

Olhando para a porcentagem de tentativas de fraudes em detrimento do volume de compras reais, o Dia do Consumidor é a data com a segunda maior porcentagem, perdendo apenas para o Dia das Mães. Esses são dados obtidos através do Mapa da Fraude, estudo divulgado pela ClearSale, empresa de inteligência de dados e soluções para prevenção de riscos.

Além disso, unimos outras informações relevantes a partir do nosso monitoramento e separamos dicas importantes para prevenir a sua marca contra fraudes nesse período que se aproxima.

1 - Estudo revelou 5,6 milhões de tentativas de fraudes em 2022

Segundo o estudo apresentado, cerca de 5,6 milhões de tentativas de fraudes foram identificadas durante o ano passado. Olhando para a nossa base de dados, nossa plataforma identificou novos domínios de fraudadores todos os meses, sendo que em alguns meses teríamos domínios suficientes para atingir 60% dos nossos clientes.

Um ponto importante destacado pelo estudo é que a quantidade de fraudes não teve uma alta alarmante em comparação ao ano anterior, 2021, porém, os número são preocupantes e correspondem a tentativas de fraudes com um alto valor de ticket médio.

Analisando os tipos de fraudes feitas em anúncios, percebemos que o valor dessas movimentações financeiras tende sempre a passar da casa dos R$1000 reais, seja pela escolha de produtos que serão usados nas ações, seja por simulações de faturas e taxas.

2 -  Norte e Nordeste possuem a maior porcentagem de tentativa de fraudes

Apesar do número absoluto de fraudes ser maior no sudeste, o número de pedidos reais nessa região também é maior. Sendo assim, se olharmos para as porcentagens, Norte e Nordeste se destacam com as tentativas de fraudes.

Na proteção de marca, a perspectiva não é diferente: se pegarmos os dados dos últimos 4 meses, as ocorrências de fraudes identificadas por nosso monitoramento ocorrem em sua maioria em capitais do norte e do nordeste, mesmo que o número de ocorrências monitoradas em um panorama geral seja maior para o sudeste.

Já falamos em nossas redes sobre a importância de olhar para as configurações que segmentam a localização dos anúncios realizados. Para saber mais, clique aqui.

3 - Sites falsos idênticos aos verdadeiros

Um alerta apresentado pela pesquisa, é que sites falsos podem ser criados imitando os verdadeiros e confundindo o consumidor. Muitas vezes, além de pagamento, os criminosos também buscam informações, dados bancários ou acesso a contas e dispositivos, enviando links suspeitos e pedindo códigos de verificação ou alteração de senhas.

4 - Links para captura de dados e nomes de marcas confiáveis

Nas ações de Phishing, o nome e os dados da sua empresa podem ser usados para simular canais oficiais. Nesses casos, além de sites, podemos também estar falando de landing pages, e-mails marketing, mensagens em redes sociais, que podem ser enviadas por perfis fakes criados no Instagram ou Facebook, além de mensagens no WhatsApp ou SMS.

5 - O atendimento rápido como estratégia de fraude

E chegamos ao último item identificado através da análise das fraudes encontradas por nosso monitoramento. Além dos sites falsos, os links que correspondem às fraudes podem levar o consumidor ao contato direto com os criminosos.

Apesar de essa ser uma forma cada vez mais eficiente para se comunicar com os seus leads e estabelecer relacionamento com os seus clientes, os canais de comunicação rápidos podem ser perigosos porque roubam informações, dados e acesso a dispositivos de forma mais ágil.

Por isso, informação nunca é demais: compartilhe sempre os seus canais oficiais, procure sistemas de proteção para seu site e domínio e monitore o uso da sua marca nas principais ferramentas da internet.

*Para acessar o estudo completo, acesse: https://br.clear.sale/mapa-da-fraude

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