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O que é Brand Safety e qual o papel da proteção de marca?

Publicado em

26/1/2023

O Yahoo Brasil reuniu os principais pontos que estarão em alta no mercado de marketing digital durante esse ano.

Entre o fim dos cookies em sites, o crescimento da TV conectada e o Digital Out-of-Home, a plataforma global de tecnologia cita a reputação das marcas no ambiente digital como parte dos pontos em destaque para 2023.

Nesse cenário, o conceito de Brand Safety, muito popular há alguns anos, volta a estar nas reuniões de estratégia. Apresentamos então esse conceito para aqueles que não conhecem e, para aqueles que já estão familiarizados com as práticas, iremos acrescentar novos nuances que as evoluções em tecnologia e proteção de marca possibilitam.

Brand Safety: o cuidado com a imagem da sua marca

Brand Safety são técnicas responsáveis por manter a reputação de uma marca preservada, enquanto há a realização de anúncios online. São medidas pensadas para garantir que a marca não seja vinculada a conteúdos sensíveis e temas polêmicos que não representem seu posicionamento ou seu pensamento.

O tema começou a ser debatido quando a mídia programática ganhou força, afinal, houve a grande expansão no alcance dos anúncios sem que houvesse, necessariamente, um cuidado com os sites e conteúdos que estavam sendo usados como plataforma de divulgação para as empresas.

Pensando assim, qual o cenário atual? Como podemos pensar o Brand Safety levando em consideração as mudanças das campanhas, a inteligência artificial e a forma de comunicar das empresas?

Segmentação de campanha e inteligência artificial como aliadas do Brand Safety

Pensando assim, em um cenário em que as campanhas possuem segmentações tão precisas e a inteligência artificial consegue diferenciar "explosão de uma bomba" de "explosão de sabores", ainda é preciso pensar em Brand Safety?

A resposta mais simples é sim! A mais longa passa pelo crescimento do marketing de influência, pelas campanhas automatizadas, pelas estratégias de concorrentes e afiliados, chegando enfim à fraude através de anúncios

Redes sociais, influência e a importância do posicionamento

Se as técnicas de Brand Safety precisam proteger a imagem da sua marca e garantir que assuntos polêmicos não sejam atrelados ao posicionamento da sua empresa, a era das redes sociais e do marketing de influência levam o Brand Safety para outro patamar.

Em uma época em que as redes sociais podem ser consideradas as vitrines preferidas dos consumidores, conforme apontado no estudo sobre as Tendências do E-Commerce para 2023, filtrar as contas e os perfis nos quais a sua marca está vinculada faz total diferença.

Além da atenção com os influenciadores que serão responsáveis por levar a sua marca, cuidar para que perfis que compartilhem fake news e notícias polêmicas não sejam escolhidos, também é importante.

Os termos para os quais a sua marca tem sido resultado

Enquanto as segmentações são responsáveis por facilitar as técnicas de Brand Safety, as campanhas automatizadas precisam ser monitoradas para que possam respeitar as boas práticas.

O objetivo das campanhas automatizadas é potencializar resultados e utilizar da tecnologia para melhorar as performances, de acordo com o objetivo de cada empresa. Porém, é importante "educar" a automação.

Muitos acabam pensando, por exemplo, que por se tratar de uma campanha automatizada, como a Performance Max, não é necessário que haja o filtro de palavras-chave, e a negativação de termos que não façam sentido para a sua estratégia de marketing.

Porém, é possível sim realizar essa negativação e até necessário, já que estamos falando de uma campanha com grande alcance, o que pode fazer com que o impacto para a imagem da sua marca seja muito grande, mesmo em um curto espaço de tempo. E, nesse sentido, estamos falando não só da reputação, mas também do financeiro, já que o custo de investimento dessas campanhas é muito maior do que as manuais, o que faz com que essas precisem ser ainda mais assertivas.

E quando a sua marca é o termo de busca?

Além de pensarmos quais são os termos que a sua campanha tem alcançado, é importante pensar quais são os resultados pelos termos da sua marca.

Pode parecer simples, mas há quanto tempo você não observa qual é o resultado da busca pela sua marca? Quais são os anúncios que são acionados para os termos da sua marca?

É claro que essa é uma busca que não representa o panorama geral, já que os dados do usuário e os padrões de busca são levados em conta para definir o resultado da pesquisa, no entanto essa é uma ação que pode revelar casos de brand bidding.

Se o Brand Safety antes era só voltado para as técnicas que filtram o que será comprado pela sua campanha, a Proteção de Marca é a estratégia que cuida do outro lado da história, quando a sua marca é a pesquisa e é necessário se atentar para os diferentes resultados apresentados.

Para um resultado sem interferência de padrões de usuários, solicite um diagnóstico estratégico feito pela plataforma de Proteção de Marca BrandMonitor.

Ad Fraud e o controle da veiculação da sua marca

Um ponto que faz parte dessas práticas da proteção de marca, mas que deve ter um cuidado especial, são os casos de Ad Fraud. Isso porque o Brand Bidding pode representar desvio de clientela e o pagamento de comissão indevida, mas também pode estar acontecendo fraudes e golpes através da imagem da sua marca, o que afeta diretamente a reputação da sua empresa.

Já falamos sobre esses casos no nosso site e trouxemos inclusive exemplos práticos de como essa técnica acontece.

Esses são casos identificados pela plataforma BrandMonitor, em que os clientes que buscavam pelas marcas em questão eram direcionados para sites falsos e tinham seus dados roubados, além de cobranças golpistas, o que fazia com que a imagem dessas empresas fossem atreladas a golpes na internet.

Em um cenário em que 87% dos consumidores brasileiros já deixaram de realizar alguma compra por pensarem se tratar de um golpe, monitorar quais são os sites que aparecem como resultado pela busca da sua marca é a única forma de prevenir que esses casos afetem a sua empresa e prejudiquem a construção da imagem da sua marca.

Brand Safety em 2023: mesmo conceito, novas práticas

Esperamos que esse conteúdo tenha te mostrado como o Brand Safety ainda é pertinente em 2023, porém é necessário adequar a estratégia ao cenário atual, levando em consideração as atualizações das plataformas, o crescimento do uso da inteligência artificial e as novas estratégias disponíveis no mercado.

Se você deseja receber um conteúdo voltado para a proteção de marca e aprender ainda mais sobre o tema, acesse nosso novo guia gratuitamente.

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